sábado, 9 de maio de 2009

LER É UMA TAREFA QUE PRECISA SE TORNA UM HÁBITO

Caros leitores, ler é uma tarefa difícil para um país como o Brasil, tão difícil que algumas mídias criam linguagens diferenciadas para atenderem aos diversos públicos no Brasil. um dos motivos que me levaram á publicar o texto de hoffimman foi esse, fazendo relação com o um dos textos da disciplina TAE de LPia, que diz sobre processos iniciais de leitura e escrita, eu vi que esse texto da Jussara tem bastante a acrescentar a nós futuros educadores, tantos os escolares como os não - escolares como os pais.

É difícil achar que as crianças devem compreender certos tipos de textos que demandam algum conhecimento anterior, mais tem algumas crianças que possuem dificuldades para obter qualquer tipo de conhecimento e por falta de estimulo as mesmas perdem seu gosto pela leitura, e acabam se tornando uns dos públicos que tem que se acostumar a consumir mídias com linguagens chulas, pobres como alguns jornais.

Depende de nós educadores reconhecer em nossos alunos seus estímulos para incentivarmos a leitura compreensiva, para que possamos formar pensadores, para isso é preciso escrever centrado no leitor, para que o mesmo compreenda sua mensagem e assim sinta - se interessado pelas mesmas, e lembrarmos sempre que o melhor momento para tomar gosto pela leitura e a infância, do contrario essa tarefa se tornará cada vez mais difícil.

Um comentário:

  1. A reflexão está boa. Em relação ao que comentei anteriormente, percebe-se um avanço em um dos propósitos: análise e reflexão. Muito bom!

    ResponderExcluir