quarta-feira, 13 de maio de 2009
tipologias e generos textuais, é hora de conversar.
Caros leitores, espero que aumentem rsrsr,
Estou fazendo uma pesquisa entre livros e sites para conversar sobre o tema acima exposto, pois bem quando ouvimos falar de tipologias e gêneros textuais a primeira coisa que vem a cabeça é, " deve ser algo de Português. Realmente é algo relacionado a grámatica mas que deve ser contextualizado de modo interdisciplinar, ou seja, todos devem saber interpretar e se expressar através da língua oral ou escrita, que caracterizam o discurso.
A questão é tão importante que é até um dos destaques para as escolas nos PCNs brasileiro, onde se afirma a importância dos mesmos para a construção da consciência crítica do cidadão brasileiro.
Bem os gêneros, primeiramente gênero é toda e qualquer manifestação concreta do discurso produzida pelo sujeito em uma dada esfera social do uso da linguagem.
Os gêneros do discurso são diferentes formas de uso da linguagem que
variam de acordo com as diferentes esferas de atividade do homem. existem vários tipos de gêneros textuais dentre eles o gênero primário que diz respeito aos discursos cotidianos ou conversas informais e o gênero secundário que aparecem geralmente nas escritas formais ou com trocas ,culturais, tipo jornais e revistas, para domina lós precisamos da educação formal, com podemos elucidar abaixo:
" Aprendemos a moldar nossa fala às normas do gênero e, ao ouvir a fala do outro, sabemos de imediato, bem nas primeiras palavras, pressentir-lhe o gênero., adivinhar-lhe o volume (a extensão aproximada do todo discursivo), a dada estrutura composicional, prever-lhe o fim, ou seja, desde o início, somos sensíveis ao todo discursivo que, em seguida, no processo da fala, evidenciará suas diferenciações.” (Bakhtin, 1992:302)
Bem passamos agora para as Tipologias textuais, tem relação com a escrita do discurso, a mesma segue ,uma ordem cronológica, um estrutura e possui o objetivo do interlocutor para os leitores, observe a definição de silva:
“Os tipos textuais são modos enunciativos de organização/atualização do discurso no texto efetivados por operações textual-discursivas, construídas pelo locutor em função de sua atitude discursiva em relação ao seu objeto de dizer e ao seu interlocutor” (Silva, 1997:101)
Os tipos textuais podem ser:
* Narrativas, que narram fatos e acontecimentos, a mesma se divide em dois níveis: ficcional, fábulas, contos e etc, ou de representação,relatos, diários, testemunhos, biografia e etc..
* Descritivas, que tem como objetivo caracterizar e fazer - se conhecer o objeto descrito, são dois os níveis: ficcional caracterização de lugares, seres, tempo ou nível das instruções, manuais, regulamentos , intuições de montagens, receitas e etc...
* Argumentativas, que expõe ideias visando uma determinada conclusão, pode ser opnativa, que expressa opiniões como cartas ou editorial, resenhas crítica, ensaio e etc..
* Explicativas ou expositivas, que tem como objetivo fazer conhecer fatos ou transmitir saberes, como aulas, relatórios técnicos, resumos e etc.
Bom das leitura que fiz estas foram as que conclui através das mesmas sobre o tema acima, podemos dizer que este é um texto argumentativo, ou seja mais uma tipologia que se aprende na educação formal e que deve ser compreendida por todos se quisermos de fato forma, ou melhor expor, aos cidadões como construir suas falas e como interpreta las para que os mesmos possam ser de fato críticos-cidadãos.
Bem resumidamente sem queres me alongar, por enquanto é isso, e espero ter exposto de forma claro, caso queiram algum esclarecimento ficarei feliz em responder.
Fontes:
BAKHTIN, M. (l992) “Gêneros do Discurso”. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes
SILVA, J.Q. (1997) “Gênero discursivo e tipo textual”. In: Scripta. Lingüística e Filologia.
BRANDÃO.Helena Hathsue Nagamine- GÊNEROS DO DISCURSO: UNIDADE E DIVERSIDADE - (Universidade de São Paulo) in http://www4.usp.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aline, você evidencia que fez uma boa pesquisa sobre o assunto. Entretanto, vejo que alguns aspectos carecem de maiores esclarecimentos. No texto acima, você afirma o seguinte: "os gêneros, primeiramente gênero é toda e qualquer manifestação concreta do discurso produzida pelo sujeito em uma dada esfera social do uso da linguagem.
ResponderExcluirOs gêneros do discurso são diferentes formas de uso da linguagem que variam de acordo com as diferentes esferas de atividade do homem. existem vários tipos de gêneros textuais dentre eles o gênero primário que diz respeito aos discursos cotidianos ou conversas informais e o gênero secundário que aparecem geralmente nas escritas formais ou com trocas ,culturais, tipo jornais e revistas, para domina lós precisamos da educação formal, com podemos elucidar abaixo: Aprendemos a moldar nossa fala às normas do gênero e, ao ouvir a fala do outro, sabemos de imediato, bem nas primeiras palavras, pressentir-lhe o gênero., adivinhar-lhe o volume (a extensão aproximada do todo discursivo), a dada estrutura composicional, prever-lhe o fim, ou seja, desde o início, somos sensíveis ao todo discursivo que, em seguida, no processo da fala, evidenciará suas diferenciações.” (Bakhtin, 1992:302)
Bem passamos agora para as Tipologias textuais, tem relação com a escrita do discurso, a mesma segue ,uma ordem cronológica, um estrutura e possui o objetivo do interlocutor para os leitores, observe a definição de silva:
“Os tipos textuais são modos enunciativos de organização/atualização do discurso no texto efetivados por operações textual-discursivas, construídas pelo locutor em função de sua atitude discursiva em relação ao seu objeto de dizer e ao seu interlocutor” (Silva, 1997:101)
Que tal sintetizar estes trechos e explicitar sua compreensão a partir das suas palavras? Afinal, há diferenças entre gêneros e tipos textuais? Além disso, coloque as fontes que foram pesquisadas... Ok?
ops, essas são minhas palavras ÔÔÔ é só olhar as letras que comi ao escrever, as fontes eu coloco depois, então, mas num foi copia e cola não tá. O q vão achar de mim assim? rsrsrs
ResponderExcluir