segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Avaliação Final

A FEBF encontra - se em recesso forçado por causa da "Gripe suina", mas os trabalhos continuam e após um periódo de turbulência em minha vida por problemas de saúde es me aqui, concluindo o que me cabe. E muito bem graças a Deus.
Está é uma avaliação final conclusiva e sintética pessoal dos trabalhos feitos durante a execução, em aulas, da disciplina: Tendências Atuais no Ensino da Lingua Portugues IA
Dizem que a primeira impressão é a que fica, bem nem sempre, quando iniciei a aula de TAE de Português pensei- Nossa serão três meses de pura repetição, poxa já vi tudo isso em conceitos fundamentais de Português- doce ilusão, realmente os conteúdos abordados são parecidos, mas a forma inovadora proposta pelo docente onde sugeria um blog que serviria de portifólio para a avaliação formativa do discente me surpeendeu. No começo pesei ser "moleza" , mas passado um tempo percebi o esforço que aquela aula me faria fazer. Foi mas que a mera leitura de textos e execução de trabalhinhos interessantes, era um trabalho de tematizações críticas entre teoria, prática e realidade.
Difícil tarefa de sintetizar vários textos e prendizagens nesta postagem, pensei em vários modos, mas o que melhor encontrei foi esboçar nesta postagem final avaliativa as aprendizagens derivadas das aulas da disciplina que agora fazem parte do meu currículo oculto.
Quando me deparei com o texto que relacionava oralidade e escrita de Teberosky fiquei tão impressionada que quase não conseguia escrever o que relamente pensava, mas ai percebi que a escrita não é a reprodução oficial da fala e sim um meio gráfico homogêneo formal para que nos comunicarmos e compreendermos. Eram tantos conceitos novos que até hoje leio e releio aquele texto, digamos que ainda não tematizei completamente.
Bem em relação a minha prática, pensei através dos textos estudados que falavam da aprendizagem na infância, como adequar as escritas deles aos alunos a qual atendo, os carentes e percebi um caminho alternativo para a superação das desigualdades, ou melhor avancei com eles e para eles. Aos meus amigos de classe assustados pude comentar e expor minhas indagações sobre os textos aos que queriam como eu absorver da melhora maneira as informações apresentadas.
As teorias em sala de aula em relação a educação infantil só me acrescentaram, pois como disse na minha apresentação eu venho migrada de um curso de Pedagogia com base na Gestão de Sistemas Educacionais, portanto eu possuia certo receio em trabalhar em sala de aula com crianças, o que a disciplina que frequentei me ajudou a superar digamos em parte, tanto que construir um projeto de pesquisa e enviei ao Encontro Nacional dosd Estudantes de Pedagogia - ENEPe o qual foi aprovado e apresentei recentemente.
En relação as novas ferramentas tecnologicas na aprendizagem, digamos que realmente aprendi muito, ainda não estou cem por cento em matéria de uso das ferramentas do Blog, mas chego lá.
Outra coisa que me impressionava era a persistencia do docente em trabahar com uma turma muitas vezes reticente, cansada da faculdade por "Ns" motivos, mas o que não o deixou esmourecer o professor continuou firme em sua proposta até o final, - e qual professor não terá que ser persistente se quiser que os objetivos iniciais sejam alcançados?
Hoje vejo as coisas de outra maneira, além de enriquecimento teorico obtive enriquecimento pessoal, mas do que aprender as fases de alfabetização de Emilia, enxerguei as limitações dos alunos que o sistema educacional não vê, e aprendi que o trabalho avaliativo se dá de várias formas, mas do que a internção de Formar a intenção dele deve ser guiar a prática docente.
Estou me formando, e que palavra é essa né, parece que me colocaram em uma forma,rsrs.
Mas saio levando comigo a experiência de docentes que enxergam além do sistema excludente, e pensam, como eu, que a realidade é tranformada pelos que dela participam, e que não adianta enxergar os erros, defeitos e problemas é preciso ir além, superar as barreiras e buscar o caminho da educação humanizadora. Sendo assim talvez se alcance a igualdade pelo menos de oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário