quarta-feira, 3 de junho de 2009

Contextos de Alfabetização na aula (Aulas de 26/05 e 02/06)

Olá pessoal, hoje conversaremos sobre as reflexões das aulas de 26/05 e 02/06, como as duas foram orientadas pelo texto:"Contextos de alfabetização na aula", de Ana Teberosky e Núria Ribera, penso que as duas aulas se complementam.

Percebe -se que as crianças agem com uma intenção prévia, portanto as tarefas mesmo que pareçam "brincadeiras" também devem conter essas intenções que devem ser compartilhadas com as crianças.

Bem é fato que hoje em dia se aceite a ideia que o aluno já traz um conhecimento a priore que deve ser usado na alfabetização das crianças, mas ao mesmo tempo que existem esses conhecimentos anteriores a alfabetização das crianças deve haver também um conhecimento a priore do professor de como utilizar de forma contextualizada tais conhecimentos no processo de alfabetização das crianças. Assim o texto traz a luz algumas situações cotidianas da vida escolar que deve ser o ponto de partida do educador para iniciar qualquer tarefa de alfabetização, para que a mesma possa ter relevância para as crianças.

Na primeira aula do dia 26/05 me deparei com esse texto, que já havia trabalhado de forma aligeirada em outra oportunidade acadêmica, mas não me recordava bem de seu conteúdo, e como não havia lido o mesmo antes, confesso que fiquei meio perdida. Com o passar da aula e das pausas do docente para exemplificação de alguns parágrafos do texto fui contextualizando o mesmo com outros conhecimentos acadêmicos já adquiridos e com práticas educacionais vivida. No segundo momento na aula do dia 02/06 como já havia lido o texto pude aproveita - lo melhor, ao ponto que íamos lendo, refletindo e contextualizando os parágrafos lembrei das práticas educacionais que fui submetida na minha vida escolar, e percebi que realmente a escola como está, não todas, ao invés de estimular as crianças para a aprendizagem acabam por desestimulando essa vontade que os mesmos trazem ao iniciar sua educação formal.
TEBEROSKY, Ana. GALLART, Marta Soller. et. all. Contextos de alfabetização inicial. Porto Alegre: Artmed, 2004)

Um comentário:

  1. Faltam postagens relativas aos textos 5 e 6. Esta postagem apresenta tópicos importantes apresentados no texto. Porém, não aponta os diversos contextos de alfabetização focalizados pelas autoras e que representam o centro do debate.
    Além disso, a relação teoria e prática não fica explícita em sua reflexão. Algo que é de importância para melhor apreensão dos conceitos.

    ResponderExcluir