sexta-feira, 31 de julho de 2009

Oralidade e Escrita, exercício reflexivo

Bem antes de mas nada, quero explicar que esta foi uma proposta do professor Ivanildo, no dia 16 de maio, onde deveriamos responder a algumas questões com base no texto "Oralidade e Escrita" após a analise dos companheiros de turma sobre nossas respostas deveriamos sintetizar, de forma a construir um texto coerente, as respostas dadas as questões e posteriormente publica- lás no BLOG, então cá esstou eu a executar minha missaõ, rsrsrs.
De acordo com Fávero, a atividade conversacional se caracteriza pela interação entre interlocutores através da relação dialógica, sempre com um assunto que motiva a interação. A atividade conversacional acontece em turnos e possui uma organização, uma sistematização da fala. A organização conversacional é garantida pelas variáveis que a compõem.
A variável tópico ou assunto é o que podemos dizer que seja o motivador da interação conversacional; a Orientação da conversa também é dirigida pelo tipo de situação, o contexto no qual a conversa está inserida,onde se estabelece a conversa e ainda define que as formas de uso da fala;os papéis dos participantes se refere ao papel de interlocutor e o que ouve;o modo do discurso que depende do grau de relação dos participantes sendo falas formais ou informais; e o meio que, ou seja o que o canal de comunicação,como telefone etc...
O texto falado possui características supõe a interação de pelo menos duas pessoas com o objetivo comum , que seria de se comunicar oralmente, há orrência de pelo menos uma troca de falantes,que caracteriza o diálogo participativo dos dois falantes ,enquanto um fala o outro deve escutar e assim sucessivamente para que haja espaço para as expressões dos indivíduos envolvidos.
O texto oral possui uma sequência de ações coordenadas, onde a organização do diálogo garante a execução assunto. Há várias tipos de ações como durante a fala/texto pausas, interrupções,etc. e é executado em um determinado tempo com um foco que mantém a atividade conversacional.
Há ainda na fala os níveis que à estruturam em locais e globais. O nível global é aquele no qual a conversa se estabelece com o revezamento dos interlocutores, quando um fala o outro escuta.Ocorre de forma organizada,formalmente.Esse tipo de fala se prorroga,se estende. Já no nível local ,a formulação textual abrange a informalidade,onde a conversa é rápida,corre.Pode haver atropelos nas falas,nas palavras.
O falante conduz os tópicos a fim de favorecer a concentração, o foco no assunto da conversa evitando a dispersão para outro assunto. O texto falado,bem como o texto escrito,para constituir a textualidade, necessita de alguns fatores: a coesão e a coerência que possuem especificidades. Os recursos coesivos apontados pelas autoras são a coesão referencial que é caracterizado pela repetição de alguns itens léxicos pelo interlocutor onde garante a coesão na continuação dos turnos e tópicos, já a coesão recorrencial é definida pela presença de paráfrase, complementação da fala do outros, como elemento coesivo do texto conversacional, a continuidade do turno.
A estruturação do texto falado possuía quatro elementos básicos: Turno, Tópico discursivo, Marcadores conversacionais e Par Adjacente, que contribuem para a sua estruturação.
O turno, onde há um revezamento da vez da fala entre os falantes , podendo haver sobreposições de falas que dará seqüência a conversa.
O tópico discursivo, pressupões que haja um acordo entre os interlocutores onde a conversação será estruturada e estabelecida por meio de marcas lingüísticas, o mesmo apresenta três propriedades a centração, falar-se acerca de alguma coisa, implicando a utilização de referentes explícitos ou inferíveis, quando o interlocutor se remete a uma outra fala já dita, ou algum conhecimento que não tenha sido expressado de forma explicita mas as marcações na fala o remetem; a organicidade está estabelecida em dois planos o seqüencial –linear- e o hierárquico – distribuição vertical-; na delimitação local há as marcações de texto que organizam seu desenvolvimento não evidenciado, como inicio, meio e fim, também pode ser caracterizado pelas marcações conversacionais e os segmentos como o supertópico (tema central), tópicos co-constituintes (temas derivados do tema central) e de subtópicos ( itens relacionados aos tópicos co-constituintes e o tema central) estabelecendo a relação de interdependência entre eles com marcas no texto que expressam a continuidade ou a descontinuidade do tópico em questão.
Assim a condução do Tópico discursivo é imprescindível, pois ainda há marcadores facultativos, que determinada a mudança ou continua o tópico, e os marcadores multifuncionais que servem como continuadores ou dispersores do tópico em questão.
Os marcadores conversacionais, marcam os elementos interacionais que designa não só elementos verbais,mas também prosódicos e não verbais, divididos em: marcador simples ,uma só palavra; marcador composto, apresenta um caráter sintagmático; marcador oracional , “corresponde a pequenas orações que se apresentam nos diversos tempos e formas verbais”; marcador prosódico , “associa-se a algum marcador verbal, mas realiza-se por meio de recursos prosódicos” .
O Par adjacente é um elemento básico da interação caracterizado por “pergunta-resposta, convite-aceitação ou recusa, pedido - concordância ou recusa, saudação- saudação”, sua ocorrência serve para organizar localmente a conversação.
Referencias Bibliograficas Fávero, Leonor Lopes . Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna/ Leonor Lopes Fávero, Maria Lúcia da Cunha V. de Oliveira Andrade, Zilda Gaspar Oliveira de Aquino. _6. ed. SP: Cortez, 2007.

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