sexta-feira, 31 de julho de 2009
texto 5
Mas um exemplo de como a lingua Portuguesa e muito complexa, imagine para as crianças em fase de alfabetização.
Bom o texto 5 “Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem” e “A interpretação da escrita antes da leitura convencional” de Emilia Ferreiro, discorre sobre as aprendizagens na infância relacionando a construção do conhecimento segundo Piaget a organização e modificação de conceitos.
Para o trabalho com o texto proposto o docente propôs que dividíssemos o texto por tópico e cada grupo apresentaria os conceitos do tópico a qual lhe foi direcionado.
As apresentações discorriam sobre os níveis de aquisição da escrita pelas crianças desenvolvido através de pesquisas por Ferreiro em pré-silábico, silábico e nível alfabético (monossilábico). Durante a explicação dos conceitos dos níveis apresentados acima a autora relaciona os conhecimentos pré existent4es com os conhecimentos novos que são adquiridos pela criança no que ela denomina como tematização.
As crianças formulam hipóteses sobre o que está escrito, pois para as mesmas não há um conceito claro sobre a escrita, mesmo que tematizem diferenciando desenhos de letras, sabem que para se formar uma palavra não se usa apenas uma letra, pois formulam o conceito de quantidade mínima.
Também reconhecem letras de seus nomes em escritas e geralmente pensam está escrito ali seus nomes. De acordo com Ferreiro o desenvolvimento da criança em relação a escrita acontece de forma linear onde a criança conhece as letras, depois pequenas palavras, posteriormente palavras mais complexas e por último aprendem a escrever as orações.
O processo descrito acima não acontece de forma mecânica, ele depende de etapas biopsicomotoras das crianças e das interações que a mesma possui com o mundo da escrita, na família e na sociedade. A autora se remete as idéias sócio-interacionistas de Piaget e Vigogtsky para fundamentar as fases de construção do conhecimento das crianças no que se denomina como construtivismo.
No construtivismo a criança é vista de modo integral e a aprendizagem depende da interação que a mesma estabelece com o agente propulsor da aprendizagem e das relações com o mundo a sua volta, portanto há diferentes ritmos e níveis de aprendizagens entre crianças de uma mesma idade.
Nível Silábico- compreensão da criança que as escritas se relacionam ao som das palavras;
Nível Pré-Silábico – as crianças formulam a hipótese de quantidade mínioma para a formação de uma palavra não relacionando as letras com o som.
Nível Silábico Alfabético - Compreensão da escrita como representação da fala.
Nível alfabético- a criança entende que se escreve usando as letras do alfabeto, que cada letra representa um som da fala e que juntando as letras formamos sílabas que juntas formam as palavras, assim inicia a comparação fonética entre pronuncia e escrita.
Portanto conclui-se que as crianças desde cedo devem ser apresentadas a diferentes tipos de escritas (livros, quadrinhos, cartas listas e etc...) para que desenvolva melhor sua aquisição da escrita e leitura, durante o processo de alfabetização e letramento.
http://www.monica.com.br/comics/escola/pag5.htm
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